A Câmara de Ipiaú é pioneira regional no Portal da Transparência

Em recente sessão ordinária da Câmara Municipal de Ipiaú, o setor administrativo da casa, através do contador Nilson Almeida, ocupou a Tribuna Livre para mostrar o passo a passo de como funciona o acesso ao Sistema de Fiscalização do TCM( e-TCM/Ba ), implantado pelo TCM em 2016, com o objetivo de aumentar a transparência de todas as entidades publicas municipais(Prefeituras, Câmaras, Fundos e Autarquias) , permitindo que qualquer cidadão que tenha acesso a rede de internet acompanhe como os gestores estão aplicando as verbas publicas exercendo assim o direito da cidadania, fiscalizando e denunciando quando cabível.

A Câmara de Ipiaú é pioneira na região no que se refere a Transparência, com a implantação do site, a digitalização de toda documentação contábil, administrativa, jurídica e legislativa, transmissão ao vivo das sessões plenárias semanais.

O contador explicou que o portal está inserido no site da Câmara e para acessá-lo é só digitar o endereço oficial da Câmara de Ipiaú: www.camaradeipiau.ba.gov, e lá tem um link direto para a ferramenta e-TCM com seus itens. A ferramenta contém informações contábeis, jurídicas e financeiras, como a folha de pagamento, contratos com fornecedores, licitações; legislações, contas públicas e outros detalhes.

“A ferramenta abre ao público todas as informações financeiras e administrativas de todas entidades públicas municipais da Bahia (Prefeituras, Câmaras, Fundos e Autarquias).

O presidente da Câmara Municipal de Ipiaú, vereador José Carlos Bispo dos Santos (Carlinhos) -PP- destaca que esta casa legislativa disponibiliza toda documentação a população em seu SITE e o que por ventura não conste no sistema eletrônico é disponibilizado por meio físico pelo setor administrativo da entidade, ressaltando que a informação é pública e o cidadão merece que ela seja amplamente difundida e colocada ao alcance de todos que queiram saber a respeito da destinação dos recursos públicos. “O dinheiro público é o dinheiro do povo e, portanto, deve ser tratado com responsabilidade e respeito, prestando contas de todos os atos administrativos”, concluiu o presidente. Confira no link www.camaradeipiau.ba.gov.br anexo os passos de acesso ao Portal da Transparência.

José Américo Castro/ ASCOM -Câmara de Ipiaú

Conte-nos sua opinião