Câmara aprova projeto que homenageia Cesário Barreto com o nome de uma praça de Ipiaú

A praça que a Prefeitura de Ipiaú construiu ao lado do Centro de Abastecimento, por iniciativa da prefeita Maria das Graças, receberá o nome do saudoso empresário Cesário Barreto.
A definição da homenagem se deu através do Projeto de Resolução 008/2023, da autoria do vereador Milton Costa Cruz, o popular “Picolé” que foi aprovado pela unanimidade dos membros da Câmara Municipal.
 O novo logradouro fica bem próximo da Praça Emídio Barreto, irmão de Cesário.
Nascido em Itiruçu, no dia 25 de setembro de 1923, Cesário de Souza Barreto, filho de João Francisco de Souza Barreto e Maria Augusta de Souza, chegou em Ipiaú quando ainda era garoto.
 Veio juntamente com seu irmão Emidio Barreto, com o qual estaria lado a lado por toda a existência.

Em Ipiáu, então chamada de Rio Novo, Cesário teve uma vida de labor e prosperidade. Inicialmente aprendeu o oficio de alfaiate, o qual exerceu durante um bom tempo e teve como colega de profissão o querido amigo Edvaldo Santiago (Tatai).
 Depois tornou-se ajudante de feirante e na sequencia adquiriu sua própria barraca, onde habilitou-se como comerciante, atividade que lhe projetaria para a prosperidade e o mundo empresarial.

Nas proximidades da sua residência na Rua José Muniz Ferreira, antiga “Rua do Cacau”, fundou um estabelecimento comercial chamado Casa Barreto que tinha grande variedade de mercadorias e atraiu boa freguesia. Também comprava e vendia cacau, além de outros gêneros da agricultura regional, e investiu na aquisição de fazenda e outros imóveis.
Cesário Barreto tinha prazer e alegria em acompanhar o desenvolvimento de Ipiaú, cidade que o adotou e aprendeu a respeitar, admirar e amar.
Amante dos esportes tornou-se um dos mais abnegados diretores do Independente Esporte e Cultura. Não perdia um jogo desse time no Estádio Pedro Caetano.
Era ainda um fervoroso torcedor do Flamengo. Outra condição que muito honrava Cesário Barreto era a de ser membro da Loja Maçônica Fraternidade Rionovense.

Cesário de Souza Barreto era casado com a ipiauense Maria Delmira Barreto com a qual teve sete filhos, sendo eles: Antônio Carlos, Creusa, Marlene, Nilzete, Arnaldo, Cesário Filho e Maricélia.
 Sua descendência se estende em 11 netos e 08 bisnetos. Amado e respeitado pela população de Ipiaú, construtor de uma história que se confunde com parte da história deste município, Cesário de Souza Barreto é merecedor de justas e sinceras homenagens.