Comandante da CIPM explanou sobre a segurança publica em Ipiaú

A décima sessão ordinária do atual período legislativo da Câmara Municipal de Ipiaú,aconteceu na noite da ultima quinta-feira, 3, tendo como destaque a participação do comandante da 55ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Major Jocevã Lima Oliveira que na oportunidade estava acompanhado de outros cinco oficiais da corporação. Ele compareceu à Câmara em atendimento a um requerimento do presidente José Carlos Bispo dos Santos (Carlinhos)-PP- por sugestão do vereador Lucas de Jesus-PMDB-. Durante a sua explanação, na Tribuna Livre, o comandante   detalhou diversos aspectos da segurança publica neste município e região, disse das causas, consequências e possibilidades de redução da criminalidade, apresentou dados estatísticos da ação policial, ressaltou os programas desenvolvidos e em fase de implantação, assim como respondeu com objetividade as perguntas dos vereadores.

Major Jocevã revelou que o efetivo da  55ª CIPM   envolve cerca  de 100 policiais bem capacitados tecnicamente e  acrescentou que brevemente  este numero será ampliado. Também informou que  tropa dispõe de uma frota que atende as necessidades básicas e conta com um bom armamento. Fuzis (762 e 556), submetralhadoras, pistolas ponto 40, espingardas calibre 12, algumas delas adequadas ao uso de bala de borracha, dentre outros instrumentos, fazem parte do arsenal. O comandante  salientou  que o bom  entrosamento da unidade militar com a Policia Civil vem obtendo bons resultados. Ele também disse que um esforço conjunto  no sentido de ampliar o numero de câmeras de vídeo monitoramento, instalando-as em pontos estratégicos da cidade e defendeu a regulamentação do serviço de moto taxi como fator importante na redução da criminalidade, já que 99% dos delitos são cometidos por marginais que utilizam este tipo de veiculo.

PREVENIR O CRIME

O major Jocevã reafirmou que o papel da PM é prevenir o crime e que ”a segurança é dever do estado e responsabilidade de todos”. Ele também falou da visibilidade da PM nas ruas e da importância da observância das leis, mas lembrou que o Código Penal atual deixa brechas para impunidades. Fez também um balanço de varias ações da  55ª CIPM   no decorrer deste ano, destacando apreensões de armas de fogo, drogas, autuação de condutores de veículos  por infração de trânsitos, abordagens, prisões de delinquentes e outras situações. Quanto aos recentes homicídios ocorridos na cidade, o comandante disse que a policia já tem os nomes dos autores e que a prisão deles será efetuada, o mesmo ocorrendo com os elementos que fugiram da custodia da Delegacia de Policia local. Após a explanação do comandante da 55ª CIPM, a palavra foi franqueada aos vereadores que foram unânimes em elogiar o trabalho major e da coorporação. Ao termino da sessão parlamentares e policiais posaram para uma fotografia. (José Américo Castro/ASCOM-Câmara de Ipiaú).

Conte-nos sua opinião