Ipiaú marcará presença na marcha em defesa dos municipios

A cidade de Ipiaú estará representada na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre de 20 a 23 de maio no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Organizado pelo Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento visa discutir a realidade dos municípios e buscar melhorias para o atendimento à população. Este é considerado o maior evento político da América Latina em termos de autoridades presentes, reunindo cerca de 12 mil lideranças.

A Marcha, realizada desde 1998, tem sido crucial para várias conquistas municipalistas, como a criação de repasses adicionais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a taxa de iluminação pública, o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e os repasses bilionários da arrecadação com o volume excedente da cessão onerosa da Petrobras em áreas não concedidas do pré-sal.

O presidente da Câmara Municipal de Ipiaú, vereador Robson Moreira, destaca que o evento contará com mais de 40 arenas temáticas abordando diversos interesses da gestão municipal, incluindo fóruns de vereadores, consórcios, prefeitos e vice-prefeitos. Ele também menciona temas como a articulação para captação de recursos por meio de emendas parlamentares, financiamento do transporte público coletivo e ações municipais relacionadas às mudanças climáticas.

Moreira acredita que a participação dos vereadores será uma oportunidade de aprendizado sobre a defesa dos interesses da população, enfatizando a união apartidária na busca por soluções para os desafios enfrentados pela comunidade de Ipiaú.