José Mendonça poderá ganhar o titulo de cidadão de Ipiaú

Dentre outras matéria que serão apresentadas ao plenário da Câmara Municipal de Ipiaú, na Sessão Ordinária desta quinta-feira, 10 de abril, consta o Projeto de Resolução nº 008/2018, da autoria do vereador Lucas Louzado dos Santos, o popular “Lucas de Vavá”-PSD- que objetiva conceder o titulo de “Cidadão Ipiauense” ao empresário , ex-prefeito e ex-vereador José Andrade Mendonça. Depois de ser lido o projeto será submetido à apreciação das comissões competentes  e, com  a emissão dos pareceres destas,  será submetido à votação do plenário.

Natural de Ribeiropolis, Sergipe, filho do lendário empresário Mamede Paes Mendonça e dona Lindaura  Andrade Mendonça, esposo da prefeita Maria das Graças, três filhos(Flávia, José e Viviane), o empresário  José Andrade Mendonça, 79 anos , nasceu no dia 6 de janeiro de 1939, reside em Salvador  e tem   uma ligação histórica com a política ipiauense. Foi candidato a deputado federal, pelo PTB, em duas ocasiões (1990/94). Pela mesma legenda  concorreu à Assembléia Legislativa da Bahia, na eleição de 1998, obtendo 70% dos votos validos do eleitorado de Ipiaú.

Prefeito duas vezes

Com o carisma em ascensão, José Mendonça  persistiu nas investidas políticas, aproximou-se mais da população e adotando um estilo inédito foi às ruas da cidade realizar uma campanha memorável que lhe conduziu à Prefeitura de Ipiaú para o exercício do primeiro mandato , no período de 2000 a 2004. Obteve 1.800 votos a mais que o seu principal concorrente. Concorreu a reeleição e obteve o êxito desejado.  Em suas duas gestões implantou um estilo norteado na austeridade e transparência, combateu a corrupção, realizou inúmeras obras nas áreas de habitação, saneamento básico, infra-estrutura e  educação. Incentivou a cultura, investiu na assistência social e promoveu a organização da cidade. Seu grande projeto, a construção do Parque da Cidade, não chegou a ser concluído.

Vereador mais votado

José Mendonça  não cumpriu integralmente o seu segundo mandato de prefeito, sendo substituído pela vice Sandra Lemos, entretanto prosseguiu na política local. Filiado ao PP (Partido Progressista) ele optou por uma vaga na Câmara Municipal e foi eleito vereador com mais de 3.000 votos, um record  que ainda não foi quebrado.  Assumiu a presidência da Câmara, assim  como a  vanguarda da oposição ao então prefeito Deraldino Araújo. Foi um período de intenso debate e sucessivas denuncias, onde prevaleceu seu estilo combativo e polêmico.  O vereador Lucas de Vavá, proponente da homenagem, argumenta que mesmo distante da cidade, nos últimos anos, José Mendonça mantém um relação de amor por Ipiaú e é merecedor de ser reconhecido como cidadão deste município.(José Américo Castro/ASCOM-Câmara de Ipiaú)

Conte-nos sua opinião