A Câmara Municipal de Ipiaú aprovou, em sessão ordinária realizada na última terça-feira, 26 de março de 2024, o Projeto de Lei nº 04/2024, proposto pelo Poder Executivo, que versa sobre a doação, com encargos, de um imóvel pertencente ao município à Associação Projeto Mão Amiga. O imóvel objeto da doação está localizado na Praça Amâncio Felix e consiste no prédio onde anteriormente funcionava a Escola Silvino Lima. Esta doação tem como finalidade principal oferecer um espaço adequado para a Associação Projeto Mão Amiga, que há anos tem desempenhado um papel fundamental na promoção de serviços sociais e na defesa dos direitos sociais da população.

Na justificativa do projeto, a prefeita Maria das Graças enfatizou o histórico de relevância e eficácia das ações promovidas pela Associação Projeto Mão Amiga desde a sua fundação, em 2016. Ela ressaltou o papel crucial da entidade no fortalecimento dos laços comunitários, no amparo aos mais vulneráveis e no desenvolvimento integral da população. A mensagem aos vereadores reforçou que o trabalho realizado pelo Mão Amiga tem sido um ponto de referência e apoio em meio às adversidades enfrentadas por muitos concidadãos, destacando a concessão do imóvel como um reconhecimento e valorização do trabalho da entidade, bem como um investimento no bem-estar e futuro da comunidade.

O presidente da Câmara, vereador Robson Moreira, expressou seu total apoio à doação e sua satisfação em participar de uma sessão que fortalece a justiça social, reconhecendo o impacto positivo e grandioso das ações benevolentes do Mão Amiga. Ele também manifestou sua confiança de que o imóvel doado será utilizado de maneira eficaz em prol da comunidade.

Durante a sessão, a coordenadora do Projeto Mão Amiga, Mônica Souza, teve a oportunidade de ocupar a Tribuna Livre e compartilhar com os presentes a trajetória histórica da entidade. Ela citou o poema "Das Pedras", de Cora Coralina, para ilustrar as dificuldades enfrentadas e as vitórias alcançadas ao longo do tempo, ressaltando a missão da entidade que se mostra cada vez mais bem-sucedida e expansiva. O Projeto Mão Amiga estende sua ação voluntária a outros municípios da região, oferecendo uma ampla gama de serviços que incluem psicopedagogia, psicologia, fisioterapia, massoterapia, auriculoterapia, além de atividades de formação profissional, como aulas de informática, música, bordados e culinária.

É importante mencionar que, atualmente, a entidade paga um aluguel no valor de R$350,00 para manter sua sede na Avenida Contorno. A doação do imóvel pelo município eliminará essa despesa e possibilitará que mais serviços sejam oferecidos à comunidade, ampliando o impacto positivo das ações do Projeto Mão Amiga. Este gesto da Câmara Municipal representa não apenas um reconhecimento do trabalho da entidade, mas também um compromisso com o desenvolvimento social e o bem-estar da população de Ipiaú.

(José Américo Castro/Ascom-Câmara Municipal de Ipiaú) Fotos-Edir Pires