Projeto que proíbe uso de celular em sala de aula começa a ser votado na Câmara

O Plenário da Câmara Municipal de Ipiaú inicia hoje a votação do Projeto de Lei do vereador Lucas de Jesus Santos-MDB- que dispõe sobre a proibição do uso de telefones celulares nas salas de aula das escolas do município.

A proibição se estende também para os professores e prevê que em caso de descumprimento da Lei o diretor do estabelecimento pagará multa de até três salários mínimos.

O autor do Projeto entende que sala de aula não é lugar de usar celular, e sim de aprendizado presencial. Ele salienta que o Poder Executivo estabelecerá as normas necessárias à fiscalização e aplicação das penalidades cabíveis, no caso de descumprimento da determinação.

Na Justificativa do Projeto de Lei nº 029/2018 o vereador Lucas  de Jesus Santos, também conhecido como “Lucas do Social”,  explica que a matéria visa assegurar a essência do ambiente escolar, onde a atenção dos alunos deve estar integralmente  direcionada aos estudos, na fixação do aprendizado transmitido pelos professores, sem que nada possa desviá-lo desse objetivo.

“O uso do celular  no ambiente escolar compromete o desenvolvimento e a concentração dos alunos”, observa o parlamentar.

A medida do vereador também visa evitar a possíveis “cola”, ou “pesca”,  pois alguns alunos com internet no celular fazem pesquisa das questões da prova nos  aparelhos e levam vantagens sobre os que não dispõe desse recurso.(José Américo Castro/ASCOM-Câmara de Ipiaú).

Conte-nos sua opinião