Simone Coutinho assume presidência da Câmara de Ipiaú

O vereador Carlinhos renunciou o cargo na semana passada (Foto: Giro Ipiaú/Edir Pires)
Em Sessão Ordinária realizada na noite dessa quinta-feira, 29 de novembro, foi eleita, por unanimidade, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ipiaú que será presidida pela vereadora Simone Coutinho -MDB- e terá a duração de um mês. Apenas uma chapa habilitou-se  a concorrer ao pleito.
Os vereadores Simone, Andreia, Fit e Jean Kleber compõe a mesa diretora (Foto: Giro Ipiaú/Edir Pires)
O cargo de vice-presidente será ocupado pelo vereador Emerson Oliveira da Silva (Fite) - MDB-, enquanto na segunda secretária estará a vereadora Andréia Novaes- MDB-. A primeira secretaria deverá ser ocupada pelo vereador Jean Kleber da Silva Cunha, quando este concluir seu período de licença para tratamento de saúde.

Posse de Edson Marques

Na mesma sessão foi empossado, por força de uma decisão judicial, o vereador suplente Edson Marques da Silva - MDB-. Ele permanecerá no plenário até que expire o prazo da  licença requerida  pelo titular Jean, o que poderá ocorrer na sessão ordinária da próxima quinta-feira, 6 de dezembro. A permanência meteórica de Edson Marques na bancada da oposição está garantida por força de uma liminar concedida pela desembargadora Silva Carneiro Santos Zarif.
A eleição suplementar aconteceu em virtude da renuncia de todos os membros da mesa diretora anterior. Os trabalhos foram conduzidos pelo ex-presidente José Carlos Bispo dos Santos (Carlinhos)-PP- que mesmo tendo renunciado ao cargo esteve no exercício interino da presidência  em decorrência de  ser o vereador mais idoso dentre os presentes.

Hino Nacional

A votação por unanimidade surpreendeu ao público que assistia à sessão, já que a mesma começou em clima tenso, com discussões acirradas e atitudes que contrariavam o decoro parlamentar. Aos poucos os ânimos foram acalmando e o entendimento prevalecendo. Estabeleceu-se, então, o discurso cordial e conciliador. Ao tomar posse para esse mandato tampão na presidência da Câmara, a vereadora Simone Coutinho pediu que fosse executado o Hino Nacional e disse que sua gestão será regimental e democrática, buscando restaurar a credibilidade da Câmara e alicerçando o Poder Legislativo para que um bom trabalho venha a ser realizado no biênio 2019-2020 quando a casa estará sob novo comando. Na sequência a presidente Simone Coutinho passou para as considerações finais, concedendo o prazo de cinco minutos para que cada vereador fizesse o uso da palavra. E tudo terminou em paz.

Simone Coutinho
 A professora Simone Coutinho Brito exerce o segundo  mandato consecutivo na Câmara Municipal de Ipiaú. Na última eleição municipal ele obteve a maior votação dentre os 116 candidatos que concorreram a uma vaga na casa. A escolha por 841 eleitores também lhe colocou na melhor marca entre as mulheres que até então foram eleitas para o Poder Legislativo ipiauense.

A atuação parlamentar de Simone Coutinho destaca-se com pautas ligadas as áreas da saúde e educação. Ela é graduada em Biologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), exerce o magistério e  dirigiu  por 10 anos seguidos  a Escola Dr. Salvador da Matta. Foi no  âmbito familiar que Simone Coutinho começou a se interessar por política. Seu pai, o ex-deputado estadual e ex prefeito de Ipiaú, Miguel Cunha Coutinho, era um dos políticos mais carismáticos desta região. Simone lhe acompanhou em diversas caminhadas, absorveu parte do seu estilo e da atenção com os cidadãos mais carentes, além da arte de pedir o votos. Agora é presidente da Câmara Municipal de Ipiaú. ( Giro/José Américo Castro).

Conte-nos sua opinião