Vereadora Andréia Novas ressalta a força e empoderamento da mulher em Ipiaú.

O transcurso do Dia Internacional da Mulher, nesta sexta- feira, 8 de Março, foi lembrado  na Sessão Ordinária que a Câmara Municipal de Ipiaú realizou na noite de ontem, quinta-feira,7. Alguns vereadores citaram a importância da data , ressaltaram a presença feminina em importantes órgãos públicos e privados da cidade, inclusive em cargos de liderança, a exemplo da prefeita Maria das Graças e grande parte do seu secretariado, mas o destaque dos pronunciamentos ficou por conta da vereadora Andréia Novaes-PP-, única mulher no plenário da casa. 

Discursando na Tribuna Livre, Andréia disse que a conquista das mulheres se deu com muita luta e perseverança. Falou da força e empoderamento que tem caracterizado a mulher na atualidade, repudiou o feminicídio e criticou o preconceito.

“Já fomos impedidas de trabalhar, de votar, de sermos independentes. Julgam-nos pela forma como vestimos e matam-nos por sermos o que queremos ser ou por não aceitar nossas decisões. Que o Dia 8 de Março sirva não apenas para homenagear, mas para também refletir e educar aqueles que ainda nos enxergam como sexo frágil”. Observou a vereadora.

Em seguida Andréia arrematou: “Força é a palavra que define muito bem nós mulheres”. Ela concluiu sua fala citando Provérbios 31 10 que diz das características da mulher virtuosa cujo “valor muito excede ao de rubis”.

OUTRAS VEREADORAS

A história das mulheres no Poder Legislativo ipiauense foi inaugurada na eleição de 15 de novembro de 1972 quando a comerciária Elizabeth Orrico, concorrendo pelo MDB, foi eleita com 221 votos e exerceu o mandato legislativo no período de 1973/77.

Daí em diante dezenas de outras mulheres concorreram a uma vaga, mas somente outras 10 foram eleitas e cumpriram integralmente o mandato que lhes foi outorgado pelo povo.

Desse seleto grupo iniciado por Elizabeth Orrico constam os nomes de Consuelo Gioconda,Vera Andrade, Jacy Barreto, Terezinha Nascimento, Miralva Rios, Zizí da Silva e Nilzélia Maria, Margarete Chaves, Simone Coutinho e Andréia Novaes. De todas elas apenas a vereadora Terezinha Nascimento -PMDB- exerceu o cargo de presidente da Câmara.

( José Américo Castro/Ascom- Câmara Municipal de Ipiaú)

Conte-nos sua opinião