Vereadora Andréia Novais quer oficializar a cidadania ipiaúense de dona Yvonne Reis

Tramita na Câmara Municipal de Ipiaú o  Projeto de Resolução  nº 010/ 2018, da autoria da vereadora Andréia Novaes-PMDB- que propões a concessão do titulo de “Cidadã Ipiaúense”  à senhora Yvonne Góes Souza Reis que é moradora de Ipiaú  há mais de 60 anos e comprovadamente tem relevantes serviços prestados a este município. Será uma das mais justas outorgadas de titulo de cidadania. Aproximando-se dos 92 anos de existência  a homenageada  tem sua vida marcada  por atos de  bondade. Solidariedade, beneficência são ações constante na sua  trajetória que também  é marcada por um grandioso exercício da cidadania. Ela esteve na retaguarda da Força Expedicionária Brasileira (FEB), costurando roupas para os soldados que defendiam a pátria na Segunda Guerra Mundial, auxiliou o ex prefeito Euclides Neto a organizar um município que se tornaria “Modelo da Bahia”, deu grande contribuição na construção da atual Igreja Matriz e foi  fundadora da Casa da Menor.

Viúva do advogado Talma Reis, mãe de três filhos, avó, bisavó, com uma memória privilegiada, dona Yvonne nasceu no dia 3 de outubro de 1926, na localidade de Volta do Rio, em Areia, atual Ubaira, no Vale do Jiquiriçá. Seus pais se chamavam Osório Araujo Souza e Ester Goes. Quando era adolescente tornou-se  ativista das causas humanistas. No ano de 1964 aconteceu uma das maiores enchentes do  rio das Contas. Muitas famílias ficaram desabrigadas, grande calamidade foi verificada.  Dona Yvonne não esmoreceu, mostrou que a força do seu espírito é bem maior do que sugere o seu corpo franzino. Socorreu  os desabrigados, arranjou alojamentos, providenciou alimentos, esteve de prontidão para auxiliar o prefeito Euclides Neto a vencer aquela calamidade publica.

A CASA DA MENOR

No processo de  criação da Casa da Menor  ela esteve na linha de frente junto com as rotarianas Alvina Godinho, Sonia Magalhães, Nicia Ramos e Angélia Gondim. Liderou campanhas, arrecadou recursos, estruturou a instituição que se tornou uma fundação com o nome de Alvina Godinho e foi inaugurada no dia 14 de maio de 1983. Registros  indicam  que  ao longo de 34 anos mais de 300 garotas  foram acolhidas na casa. Em todo esse tempo dona Yvonne esteve presente,  dando atenção, carinho, esperança e melhores  condições  de vida às  jovens órfãs carentes. Em um ato de puro reconhecimento a vereadora Andréia Novaes de Oliveira presta uma homenagem a quem, com sabedoria, transformou  o dia a dia  de milhares de ipiaúenses em algo mais suave e encantador.(José Américo Castro/ASCOM- Câmara de Ipiaú).

Conte-nos sua opinião