Simone Coutinho Brito | PMDB

Nome: Simone Coutinho Brito

Idade: 51 anos

Eleito com 841 votos, pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro)

Pai: Miguel Cunha Coutinho

Mãe: Nady Vieira da Costa

Estado Civil: Casada

A eleição municipal  no ano de 2016   garantiu à professora Simone Coutinho Brito-PMDB-   o segundo  mandato consecutivo na Câmara Municipal de Ipiaú  e a maior votação dentre os 116 candidatos que concorreram a uma vaga na casa. A escolha por 841 eleitores  também lhe colocou  na melhor marca entre as mulheres que até então foram eleitas para o Poder Legislativo ipiaúense.

A atuação parlamentar de Simone Coutinho destaca-se com pautas ligadas as áreas da saúde e educação, inclusive coube a ela a presidência comissão de trabalho que atende a estas demandas.  Em 2012, concorrendo pelo PDT elegeu-se com 471 votos. Em uma tentativa anterior obteve pouco mais de 200 votos.

Casada com Flávio de Oliveira Brito,  três filhos: Fernanda,Marco Antonio e Artur, Simone nasceu no município de Ibirapitang, sendo seus pais Miguel Cunha Coutinho e Nadir Vieira da Costa. Ela é graduada em Biologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC), exerce o magistério e  dirigiu  por 10 anos seguidos  a Escola Dr. Salvador da Matta.

Foi no  âmbito familiar que Simone Coutinho começou a se interessar por política. Seu pai, o ex deputado  estadual e ex prefeito de Ipiaú, Miguel Cunha Coutinho, era um dos políticos mais carismáticos desta região. Ela lhe acompanhou em diversas caminhadas, absorveu parte do o estilo e da atenção com os cidadãos mais carentes, além da arte de pedir o voto.

Seguindo a linhagem de Miguel Coutinho, a parlamentar se diz honrada pelo reconhecimento que o povo de Ipiaú lhe conferiu e reafirma que manterá as lutas por mais saúde, educação, moradias dignas e liberdades democráticas.