Prefeito acata propostas de combate à poluição sonora em Ipiaú

Representantes de vários segmentos da sociedade participaram da reunião.

A luta contra a poluição sonora na cidade de Ipiaú ganhou mais força com a adesão da Prefeitura Municipal. Isso ficou definido durante uma reunião entre a Comissão de Segurança Pública e o prefeito Deraldino Araújo, no dia 1º do mês em curso. Na oportunidade o Chefe do Poder Executivo Municipal acatou as propostas de criação de uma equipe de fiscalização da emissão de ruídos no perímetro urbano; disponibilização de um terreno para a implantação do Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) e de um depósito para guardar o material apreendido junto aos agentes poluidores, além de assinar um manifesto público de repúdio ao problema que gera graves danos à saúde humana e de outros animais. Uma espécie de força tarefa vem sendo formada para cumprir a missão de inibir a poluição sonora em Ipiaú. Desse grupo constam representações dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, incluindo Ministério Publico, Policia Militar, OAB e outras instituições. A ação será norteada por uma legislação especifica que disciplina a emissão de ruídos. A equipe de fiscalização a ser instituída pela Prefeitura terá poderes para efetuar flagrantes e fazer apreensões, enquanto os infratores poderão receber multas e outras penalidades. Alguns pontos (fixos e moveis) onde a poluição sonora se propaga com mais intensidade, estão sendo mapeados e monitorados. Vale ressaltar que a Comissão de Segurança Pública que se encontra à frente do movimento, decorreu de uma audiência publica promovida pela Câmara Municipal de Ipiaú  e tem como presidente o vereador Jean Kleber da Silva Cunha-PTdoB- que também preside o Poder Legislativo local. (José Américo Castro/ASCOM-Câmara de Ipiaú).