Ipiaú: Dona Zizinha será homenageada com nome de uma rua da cidade

Leonizia Andrade Nogueira, que era mais conhecida como “Dona Zizinha”.

Depois de uma tramitação bem sucedida nas comissões competentes o Projeto de Resolução  nº 003/2017 que visa colocar o nome de dona Leonizia Andrade Nogueira na antiga Rua do Cruzeiro, será submetido à votação do plenário na sessão ordinária que a Câmara Municipal de Ipiaú realiza nesta terça-feira, 21. Da “Ordem do Dia”, também consta o  Projeto de Resolução  nº 004/2017, da autoria do mesmo vereador, que denomina de Cabo Couto, uma das ruas do Bairro Constança. Esposa do ex-prefeito e primeiro cirurgião dentista de Ipiaú, Antonio Lisboa Nogueira, a senhora Leonizia Andrade Nogueira, que era mais conhecida como “Dona Zizinha”, foi uma cidadã atuante e grande benemérita deste município.  Dona Zizinha destacou-se pela organização de diversos eventos sociais de cunho filantrópico, dentre os quais a fundação da Casa Deraldina de Amparo à Velhice, popularmente conhecida pelo nome de “Abrigo dos Velhos”. A instituição  foi inaugurado no ano de 1978 e desde então vem cumprindo, com excelência, a sua função social. Filha de Izaias de Souza Andrade e de Deraldina Gradil Andrade, dona Zizinha Nogueira  nasceu em 09 de outubro de 1911, na cidade de Boa Nova, mas foi em Ipiaú que passou a maior parte da sua existência e foi sepultada no dia 22 de fevereiro de 1998. Ela não teve filhos, mas acolheu diversas pessoas em sua residência dando a oportunidade para que pudessem estudar e vencer na vida, Dentre essa pessoas encontra-se a ex-vereadora e atual vice-prefeita do município, Margarete Chaves, esposa do autor do projeto. *(José Américo Castro/ASCOM- Câmara de Ipiaú).