60° aniversário da Ceplac será comemorado em Ipiaú

ceplac (1)
Uma Sessão  Especial da Câmara  de Vereadores, marca  na noite desta  quarta-feira,  5 de abril, às 20 horas,   a homenagem de Ipiaú aos 60 anos de criação da CEPLAC.  A prefeita Maria das Graças e representantes de diversos  municípios da região, assim como membros da direção do órgão homenageado,  dirigentes de instituições parceiras ligadas à lavoura cacaueira, presidentes de sindicatos rurais, produtores rurais e funcionários da instituição estarão presentes na solenidade que foi requerida pelos vereadores Josenaldo Jesus(Jô da AABB) e Erivaldo Carlos(Pery) e será presidida pelo vereador José Carlos Bispo dos Santos(Carlinhos), Presidente da Câmara de Ipiaú.
 A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira –CEPLAC- foi criada através de Decreto de 20 de fevereiro de 1957, pelo então presidente da República Juscelino Kubisthchek de Oliveira, numa época  em que a economia cacaueira atravessava uma grave crise. O órgão  acumulou  inúmeras conquistas, desenvolvendo  atividades de pesquisa, extensão rural e ensino agrícola. Atualmente  a Ceplac atua em seis estados do Brasil e vem atravessando uma grave crise institucional. Em sua direção geral encontra-se o ipiaúense Juvenal Maynart.

O ESCRITORIO DE IPIAÚ
Dos 60 anos de existência da Ceplac,  53 foram vivenciados pelo município de Ipiaú. Na primeira quinzena  do mês de junho de 1964 foi instalado na Rua Castro Alves, centro da cidade, um escritório do órgão sob a coordenação de  Alberto Estaine de Menezes. A   equipe pioneira este  formada pelos engenheiros agrônomos Armindo de Castro Neto, Fernando Albiani Alves, Ariovaldo Mattos e José Darmand. Um ano antes a Ceplac já tinha estabelecido, neste município, uma Superintendência de Crédito chefiada por Arnaldo José Pimenta, tendo como engenheiro agrônomo Alberto Estaine de Menezes .
 Dentre outras atribuições  o escritório garantia assistência técnica aos produtores, apresentava demonstrações dos resultados das técnicas aplicas pela Ceplac e fazia a distribuição de sementes e mudas de cacaueiros. Muitos avanços foram obtidos e boas parcerias estabelecidas com  Ipiaú. O então prefeito  Euclides Neto e o Presidente do Sindicato Rural de Ipiaú, Antonio Calumby eram grandes entusiastas da causa da Ceplac .
Além de Ipiaú, o escritório atendia aos municípios de Aiquara, Barra do Rocha, Boa Nova,Dário Meira, Jitauna e Jequié. Atualmente instalado na Avenida Lauro de Freitas, o Escritório da Ceplac , sediado em Ipiaú,  tem em seu comando regional a pessoa de Vilson Santos Souza e atende 30 municípios. A chefia local está confiada a Ivan Benevides. Em todo o núcleo atuam 49 servidores, sendo 14 na área de Ipiaú.(José Américo Castro/ASCOM-Câmara de Ipiaú).
Nas fotos os primeiros tempos da Ceplac em Ipiaú