Diversas autoridades participaram da sessão especial.

Notáveis da Ceplac, a exemplo do Diretor do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Raul Valle e o Coordenador de Pesquisas, José Marques, marcaram presença na Sessão Especial que a Câmara Municipal de Ipiaú realizou na noite dessa terça-feira,5, em  homenagem aos 60 anos de existência do órgão.
 A sessão foi presidida pelo seu proponente, o vereador Josenaldo de Jesus (Jô da AABB), tendo em vista que o presidente da Câmara, José Carlos Bispo dos Santos (Carlinhos) não pode comparecer ao ato. Em razão de compromissos anteriormente agendados o Diretor da Ceplac, Juvenal Maynart, esteve ausente da solenidade.
A prefeita Maria das Graças se fez presente, juntamente com o  secretário municipal de Agricultura, Valnei Pestana, e outros membros da sua assessoria. Também foram registras as presenças de  vereadores de Ipiaú e Ilhéus e outras lideranças ligadas à cacauicultura.
A perda da autonomia administrativa e financeira, o rebaixamento institucional  de órgão para departamento, a ameaça de extinção e as suas consequências na lavoura cacaueira, foram assuntos abordados na sessão.
 A prefeita Maria das Graças ressaltou que “defender a Ceplac e lutar pela sua preservação é dever de todos nós”. Em mensagem enviada aos organizadores do evento o Governador Rui Costa lembrou que ao longo de 60 anos de existência a Ceplac enfrentou muitos desafios mais soube buscar novos horizontes e novas respostas às exigências de mercado.

Uma Moção de Aplausos à Ceplac pelos seus 60 anos de existência e bons serviços prestados à região cacaueira foi deliberada pelo Plenário da Câmara Municipal de Ipiaú.(José Américo Castro/ASCOM-Câmara de Ipiaú).