Câmara aprecia   Projeto que cria o Sistema Municipal Cultura de Ipiaú

Tramita na Câmara de Vereadores de Ipiaú o Projeto de Lei nº 020/2017, da autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultural. Na sessão ordinária da ultima quinta-feira, 9 de novembro, a matéria foi lida em plenário e em seguida encaminhada para a apreciação  Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e Direitos Humanos que após emissão do “parecer” a enviará para a discussão e votação do  plenário.
A aprovação da lei é muito importante para a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura.
O documento foi elaborado depois de um processo de ampla discussão, debates, e audiência pública com setores da comunidade.  Com o Sistema Municipal, a cidade terá condições de receber mais recursos federais e caminhará para uma política de cultura mais ampla e descentralizada. O Sistema Municipal de Cultura de  Ipiaú é uma antiga reivindicação de artistas, produtores e representantes das comunidades ligados à área cultural.
O Diretor Municipal de Cultura, Marcelo Batista, definiu o Projeto de Lei  020/2017 como “um divisor de águas” num município que sofre com o déficit de editais que contemplem os vários formatos de cultura, e espera que o mesmo seja aprovado o mais rápido possível, a fim de garantir legalmente uma série de direitos de artistas no município. (José Américo Castro/ASCOM- Câmara de Ipiaú).